top of page
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Buscar

Aula 05

  • Foto do escritor: Sónia Páscoa
    Sónia Páscoa
  • 24 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Na quinta aula, que se realizou no dia 16 de março, começamos a aprender a modelar um terreno, com base na área de intervenção em estudo na disciplina de Laboratório de projeto.


ree

Inicialmente analisamos o terreno pelo google maps, para percebermos o modo como este se desenvolve, de seguida, já no AutoCAD criamos várias layers, que iriam ser utilizadas ao longo da aula, fizemos também algumas alterações na planta, de modo a completar alguns passeios que estavam apagados ou unir curvas de nível que estavam quebradas. O primeiro comando novo que nos foi fornecido chama-se Layiso, e permite-nos isolar uma ou mais layers, selecionando elementos que a elas pertencem. Para colocar o terreno de intervenção em modelação, começamos por utilizar o Measure para dividir as curvas de linha de metro a metro, com os pontos definidos utilizamos um comando produzido pela professora para unir todos os pontos automaticamente, criando então uma malha que representa o volume do terreno.


ree

ree

ree

ree

ree

Com o terreno modelado passamos para as estradas que o envolvem, onde começamos por definir linhas perpendiculares ao terreno, que passassem nas cotas marcadas, depois alteramos as suas elevações para as cotas respetivas. Para unir as linhas e criar o volume utilizamos o 3D Face, que nos permite unir pontos manualmente, com a restrição de apenas podermos fazer triangulação ou retângulos. Para os cruzamentos a norte do terreno, uma vez que eram relativamente planos, desenhamos com a Polyline o cruzamento, colocamos na elevação correta e utilizamos o Region para colocar em volume, este comando permite-nos criar o volume de uma zona com muitos pontos, mas plana.

Quando precisamos de unir duas estradas, que se encontram a elevações diferentes, começamos por desenhar esse cruzamento com a Polyline e colocar com a elevação da estrada com cota mais baixa, depois vemos a diferença da cota mais baixa com a estrada de cota maior. Dependendo desse número dividimos a linha com pontos, através do Measure, colocamos os pontos com elevações que vão variando da cota mais baixa até a mais alta e por fim unimos os pontos manualmente através do 3D Face.


ree

ree

ree

ree

ree

ree


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Aula 13

Na aula 13, que decorreu no dia 25 de maio, continuamos com o 3ds Max, onde cada um se focou no seu trabalho individual, desde a...

 
 
 

Comments


bottom of page